Lamento a falta de comunicação stes últimos dias, mas não tem sido possível vir à net... Então,
São Vicente, 10 de Maio 2010
Escrevo (-vos) agora aqui sentada no chão, à porta de casa, numa sombra que refresca os sentidos!
Pergunto-me de que forma (vos) poderei transmitir a intensidade do fim-de-semana. Como é que se explicam as cores, as montanhas, o mar... Como é que se explica que em 5 dias tudo se tornou familiar... Como é que se explica o sorriso das pessoas, os olhares curiosos e afáveis... Como é que se explicam os toques... a música que paira no ar.
Cliche ou não... primeiro estranha-se, depois entranha-se! A estranheza quase passou ao lado.
O relógio de pulso continua com a hora de Portugal! Os elos nã quebram...o coração compartimenta-se.
Sábado
Depois de uma noite longa de música ao vivo, o dia começa cedo! Às 10h encontro na Liga Juvenil... primeiro encontro mais profissional. A Liga congraga as várias Associações Juvenis que existem em S.Vicente (mais de 65!!) e todos os sábados os jovens voluntários e líderes reunem-se para avaliara a semana anterior e falara das activiaddes da próxima semana. Uma hora depois da hora marcada (coisa natural por aqui!) começam a reunir-se no pétio. O Elmar (coordenador da Liga) começa por nos chamar para que nos apresentemos! Principais perguntas dos jovens: De que clube são e se somos solteiros ou casados?! LoL
No final da reunião ficamos a conversa com algumas pessoas e fica assente que no dia seguinte vamos participar na caminhada até João D'Évora.
Domingo
O encontro é às 7h da manhã. E lá vamos nós... mochilas às costas, ténis, água e completamente entrusados no grupo! Há uma passagem pala Ponta D' Pom, sítio onde será o almoço.
A caminhada foi magnífica! Quando chegamos ao cimo da montanha sinto que poderia estar no Grand Canyon, mas com uma miragem de mar.
Percebo que o receio que tinha quando estava em Portugal, de me chocar com uma paisagem árida, agreste, sem verde não faz qualquer sentido. Na verdade existe um equilíbrio perfeito entre as montanhas qque contrastam com a azul límpido do mar!
Descemos a montanha ao encontro de uma praia fantástica. O mar revela umas ondas aparentemente inofensivas. Explicam-nos que é uma das praias mais perigosas da zona devido às correntes fortíssimas!
Contornamos toda a montanha que abraça a praia por caminhos sinuosos e vistas de fazer perder a respiração. É indescritível a beleza do lugar.
Fazemos o caminho de regresso até ao clube. A festa já se adivinha! Enquanto descemos novamente para a periferia são muitas as camisolas e cachecóis do Benfica que se encontram, colunas se som enormes à porta das casas e até alguns copos a mais!
Chegados à associação procuramos uma sombra, mas logo somos arrastados para dançar ao som do ritmo que se fazia sentir.
A rua fica cortada, é colocado um toldo que se prende nos poste de um lado ao outro da rua, todos começam a sentar no chão e vêem-se os tachos da feijoada a chegar. Começam a chegar os pratos da comida, refresco de morango e já somos bem mais do que o grupo que foi fazer a caminhada. Sentia-me dentro de um filme, em slowmotion, a absorver cada segundo!
A 2h do jogo decidimos ir até casa prepararmo-nos. Pelo caminho encontramos 2 velhotas, sentadas à porta de casa...um "Boa tarde" foi o suficiente para ficarmos uns 20 minutos sentadas no chão de sorrisos estampados à conversa.
E eis que fazemos a primeira incursão ao Calhau! Depois de 4 dias a idealizar aquele lugar que o Jorge idolatra e descreve com carinho, finalmente chegou a hora!
Cerca de 20 minutos de pick-up e começamos a avistar o Vale do Calhau. A paisagem estende-se à nossa frente num cenário encantador. O verde das hortas, as montanhas, os dois vulcões do lado esquerdo, um mar de um azul penetrante e a ilha de Santa Luzia bem na frente.
Chegamos por fm a casa do Jorge...inebriados, deslumbrados com aquele sítio. E finalmente, debruço-me na piscina do César (tarataruga)...
Enquanto uns viam o jogo, outros deambulavam pelas pedras à beira-mar em busca de conchas...
A noite põe-se por fim...as estrelas brilham com uma intensidade tal! É possível ver as constelações, Ursa Maior, Cruzeiro do Sul...
E mais uma vez... Como se explica o som do mar, com um céu infindável, sentada na beira da piscina do César...um sentimento que enche o coração e ao mesmo tempo o aperta!!
De volta ao Mindelo,hà festa por toda a cidade, poderiamos mesmo estar em Lisboa com todo o benfiquismo que aqui nos rodeava!
Depois de uma volta pela praça central (o verdadeiro National Geografic :p), com todas as suas peripécias pelo meio, a noite acaba no sítio do costume: sentados à porta de nossa casa em divagações e confidências!
Segunda
Primeiro dia de trabalho oficial! Pelas 9h primera aula de Creoulo, na Liga Juvenil. À tarde reunião com o Adriano. Fala-se de projectos, calendarizaç de actividades par o mês de Maio, organizam-se equipas de trabalho, fazem-se calendários de parede... :D
O tempo urge...Formação de Professores, Deadline de uma candidatura a um financiamento das Nações Unidas, recenseamento, relatórios de actividades...