terça-feira, 26 de outubro de 2010

Viagem


No dia da partida a adrenalina preenche a alma. O desconhecido ocupa o nosso pensamento, ainda sem forma, sem cheiro e sem sabores. No segundo em que pisamos essa terra incógnita o vento quente envolve o corpo…o destino está agora na nossa frente e há todo um novo mundo a descobrir.

Os dias são preenchidos de emoções, de novas sensações e de estranhos que passam a fazer parte do dia-a-dia. A descoberta ocupa o que era fruto da imaginação. A novidade e a intensidade dos dias colocam sorrisos no rosto, as gargalhadas enchem os espaços. Calcorreiam-se ruas que passam de estranhas a zona de conforto. Ouvem-se cumprimentos, reconhecem-se caras…

Um dia acordas e tudo é familiar, há rotinas e o sítio que era longínquo agora é a tua nova casa.

Depois de muito tempo há expectativas que se concretizam e há outras que se dissipam no vento. Às vezes o entusiasmo desvanece subtilmente no tempo. E há dias em que não faz mal. E há dias que se tornam infindáveis. Há esperas que se tornam longas, há silêncios que se prolongam, há abraços que não se esquecem, há emoções que renascem, há sorrisos que provam que os objectivos são concretizados.

O que às vezes parece insignificante afinal fez sentido, as concretizações tomaram o seu lugar.

Ao longo do caminho as bússolas vão orientando as horas, os dias, os meses. As palavras vêm confortar o coração que por vezes se faz confuso. No final do dia houve sempre um telefone que tocou, um email que chegou, um gato que se bebeu no meio de conversas e sonhos partilhados.

No fim haveremos sempre de dizer que valeu a pena. Cada minuto, cada pessoa que se cruzou no percurso, cada obstáculo ultrapassado, cada palavra dita, cada sentimento partilhado, cada actividade desenvolvida…

A viagem termina no porto seguro, termina exactamente no sítio em que começou. E mesmo que a chegada se faça em três em vez de cinco, ‘estamos juntos’. o jogo só termina depois do tempo de compensação. Metáforas apenas…

A transformação está iminente. ‘Nada será de novo do jeito que já foi um dia!’


Até já!

Photo by Nuno Barros, Calhau

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Santo Antão...




...em Paisagens...














...em pessoas...









Santo Antão é outro mundo... O verde que inebria, a paz que paira no ar, o cheiro de café que desperta os sentidos pela manhã, as pessoas que nos recebem com garrafas de pontche, grogue e sorrisos acolhedores, as cochoeiras que brotam na montanha, os risos, as brincadeiras...

:D

E foi assim Setembro...


Subida ao Vulcão do Calhau!














Actividades de Sensibilização com crianças da Aldeia SOS.




















Pinturas no MarVivo!



















Caminhada até Santa Luzia Terra!



Depois da caminhada a Santa Luzia... lançamento de Tartaruguinhas na Praia Grande e almoço comemorativo do final da campanha com os Black Panthers!


 





E eis que chegamos ao final de cinco meses. Quando parecia que tudo se iria manter até ao final...os inesperados acontecem, as paisagens ainda mudam, os cheiros e sabores ainda podem ser outros...as sensações intensificam!