quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dia zero


 Depois de duas horas de atraso para sair de Lisboa..de uma paragem de 40 minutos (sem sair do avião) em Las Palmas...há uma vozinha no avião que anuncia que vamos aterrar dentro de momentos no aeroporto da Praia, são neste momento 23h em Cabo Verde e estão 28º... As portas abrem-se e lá vamos nós. Finalmente iria sentir o que é pisar este chão, o que é respirar este ar, o que é sentir esta terra!!
O tempo urge... temos que correr para passar na Polícia Federal para conseguirmos apanhar o voo de ligação para S.Vicente. O ambiente é pesado...o ar quase irrespirável dentro do aeroporto. Uma mulher chora desesperadamente deitada no chão onde dois polícias não a deixam passar. Clima tenso. Chegamos por fim ao polícia que nos diz que apesar de termos um visto colectivo teremos que preencher uns papéis... não é suposto dizemos nós...foi tudo tratado na embaixada. Nõa tem que pagar mas têm que preencher o papel repete o polícia. Enfim..começamos a preencher os papéis contra uma parede quando nos dizem...afinal não. Desculpam..podem ir! A mulher é agarrada pelas pernas e pelos braços e levada para uma sala.... Clima tenso.
Conseguimos por fim chegar ao sítio onde é a ligação..respiramos fundo..faltam 20min para o voo sair!
Mais 50 minutos de voo e aterramos na tão esperada ilha :D São Vicente. É neste momento 1h da manhã...3h em Portugal, o dia já ía longo para quem saiu às 8h30 de Aveiro. Aguardamos pelas malas..o Jorge já nos espera lá fora... de 7 malas chegam 5!! Podia ser pior! "Amanhã de manhã tudo se resolverá!", nós acreditamos...a voz segura de Jorge não nos permite desacreditar! Um abraço, um sorriso... a melhor recepção de sempre.
"A ambulância está lá fora para nos levar a casa... 3 de vão de táxi com o Adriano, dois vêm comigo"...há leite, pão, bolachas para vocês comerem em casa.
Depois de extasiar com a nossa casa...sentámo-nos por fim, os cinco, à porta de casa... manga curta..um ventinho a bater, uma meia lua linda... e cinco sorrisos estampados no rosto!

É ainda dificil explicar mais do que isto..explicar o sentimento que me invade.

--------
O dia 1 foi simplesmente espectacular!
Somos tratados que nem princesas/os... até custa acreditar.
É tudo novo e ao mesmo tempo familiar.. é estranho. É lindo.

Já comemos o primeiro peixe, já demos o primeiro mergulho de mar.. delicioso!
Fotos...mais tarde ;)

Por hoje é tudo! Espero que por aí estejam todos bem :D Adoro-vos *

P.S. - Se o texto tiver erros perdoem-me..foi escrito a correr e nem reli :p

6 comentários:

  1. que bem que faz aos nossos corações ler estas palavras...é bom saber que o 1ºimpacto foi positivo e que se sentiram acarinhados,bem haja a quem vos recebe dessa maneira.(atenção é bom que não se habituem a mts mordomias isso não é um resort de férias,bem pelo menos não foi o que tu disseste que ías fazer,ai e tal voluntariado)
    Quanto á aventura da viagem enfim ...deu para ver lg no aeroporto que cada país é um mundo com as suas realidades...e sobre as malas ainda bem que só foram duas... lolol ,é sempre bom ver pela positiva.Abraço XXXLL (pai/mãe/pedro ,xica,gil e canário)

    ResponderEliminar
  2. amora :)
    finalmente, CABO VERDE!
    parece que te estou a ver enquanto fazes o percurso que descreveste e sentes o que dizes ter sentido. consigo imaginar-te com esse sorriso estampado no rosto à porta do apartamento e a pensar "são 6 meses e isto agora é real".
    por aqui tudo se mantém igual: as dúvidas são as mesmas e as certezas quase nenhumas, mas, e citando uma das linhas da peça de teatro que vi ontem, "um dia fui feliz... e não foi nada de especial". o que é que eu interpretei disto? "ser feliz" é vago, sensaborão, pouco. é preciso ser feliz nos momentos que valem a pena, nos sentimentos, nos pensamentos. não busques a felicidade por si só, não ignores o caminho que tens de percorrer até chegar a esse estado de "ser feliz". e eu sei que vais fazer tudo para que o caminho não seja em vão.

    adoro-te.
    este cantinho é teu e é nosso também. *

    ResponderEliminar
  3. É o fim do mundo portanto! Bolachinhas e leite... tipo.. ração de combate certo!? Já estás a desesperar! E claro que gostas do ambiente bla bla bla portuguesa de sangue como és tens de dar valor ao que ainda se aproveita... muito a lógica do "parti uma perna mas podia ser pior". Fico muito contente em saber que ainda me vou rir muito com esta tua aventura. Fico a espera do postal.... nem é preciso dizer mais nada... certo?

    ResponderEliminar
  4. Fico muuuuuuuuuuuuito feliz por saber que estão a ser bem tratadas/os e que apesar de sentimentos ainda sem serem conseguidos ser explicados os vossos/ teu sorriso podem muito bem denunciar bem estar e felicidade.
    Por aqui...ainda sem novidades!
    Beijão bem grande*
    Ana Durão

    ResponderEliminar
  5. Bah....eu ainda não acredito... para mim isso é tudo tretas, ca para mim arranjaram-te uma tenda de campanha e água quente nem ver... Mas espero que estejas bem. Já sabes se precisares de alguma coisa... tenta não incomodar ok? Bj

    ResponderEliminar
  6. Tu não consegues ter chegadas normais a nenhuma parte do mundo? ai! Vê lá se não voltas em classe executiva no avião do presidente da república:p
    Tri

    ResponderEliminar